3 atitudes simples que te protegem da Covid-19
A proteção pode ser feita através de medidas gerais contra qualquer tipo de vírus, que incluem:
- Utilizar máscara de proteção individual em locais públicos. O uso do acessório é um dos métodos mais eficientes para minimizar a taxa de transmissão direta do coronavírus. A recomendação do uso das máscaras profissionais (a PFF2 ou a N95) é para pessoas que frequentam locais muito aglomerados ou de alto risco, como hospitais.
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos, especialmente depois de estar em contato com alguém que possa estar doente. Você também pode usar álcool 70% para higienizar as mãos.
- Evitar frequentar locais públicos, fechados e com muita gente, como shoppings ou academias, preferindo ficar em casa o máximo de tempo possível.
- Cobrir a boca e nariz sempre que precisar tossir ou espirrar, utilizando um lenço descartável ou a roupa.
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca.
- Não compartilhar objetos pessoais que possam estar em contato com gotículas de saliva ou secreções respiratórias, como talheres, copos e escovas de dentes.
- Manter os ambientes fechados bem arejados, abrindo a janela para permitir a circulação de ar.
- Higienizar suas compras.
1. Como se proteger em casa
O recomendado é ficar em casa o máximo de tempo possível, já que o aglomerado de pessoas em locais públicos pode facilitar a transmissão do vírus. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados mais específicos dentro de casa para proteger toda a família, que incluem:
- Retirar os sapatos e roupas na entrada de casa.
- Tomar banho e lavar roupas ao chegar da rua.
- Limpar regularmente as superfícies e objetos que são mais utilizados, como mesas, balcões, maçanetas, controles remotos ou celulares, por exemplo.
- Evitar compartilhar pratos, talheres ou copos com os familiares, incluindo dividir comida.
- Além disso, é importante manter todos os cuidados gerais contra vírus, como cobrir o nariz e a boca sempre que for preciso tossir ou espirrar.
Caso exista alguma pessoa doente dentro de casa é necessário colocar essa pessoa num quarto de isolamento.
2. Como se proteger no trabalho
O ideal é que o trabalho seja feito a partir de casa sempre que possível. Porém, nas situações em que isso não é possível, existem algumas ações que minimizem o risco de contaminação no local de trabalho:
- Evitar o contato próximo com os colegas de trabalho através de beijos ou abraços.
- Solicitar que trabalhadores doentes fiquem em casa e não se desloquem para o trabalho. O mesmo se aplica para pessoas que apresentem sintomas de origem desconhecida.
- Evitar o aglomerado de muitas pessoas em cômodos fechados, por exemplo, no refeitório, fazendo turnos com poucas pessoas para almoçar ou lanchar.
- Limpar regularmente todas as superfícies do local de trabalho, principalmente mesas, cadeiras e objetos de trabalho, como computadores.
3. Como se proteger nos locais públicos
Caso seja preciso ir a algum local público é importante ter alguns cuidados mais específicos, como:
- Ficar o mínimo de tempo possível no local, saindo imediatamente após terminar a compra.
- Evitar utilizar as maçanetas das portas com as mãos, usando o cotovelo para abrir a porta sempre que possível.
- Dar preferência para horários com menos pessoas.
- Locais públicos ao ar livre e com boa ventilação, como parques ou jardins, podem ser utilizados com segurança para passear ou fazer exercício físico, mas é aconselhado evitar participar em atividades de grupo.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos, previna-se e ajude a combater informações falsas!