Desenvolvendo a Criatividade com o Origami

Desenvolvendo a Criatividade com o Origami

Você é criativo?

Todos nós somos criativos, sejam crianças ou adulto, basta estarmos dispostos a alimentar essa capacidade ao longo do tempo. Quando somos criativos, somos tomados por estímulos únicos e por um entusiasmo que nos leva a usar nossas habilidades intelectuais em executar algo “sonhado”. Somos livres sem medo de enfrentar os desafios, assumir os riscos, tentar algo novo, errar.

Quem é mais criativo, as crianças ou os adultos?

As crianças são mais criativas que os adultos? ou os adultos criativos foram crianças que desenvolveram sua criatividade desde cedo? As duas perguntas podem estar certas. Quando falamos em criatividade, falamos sobretudo na capacidade de solução de problemas. Problema não necessariamente, quer dizer que é algo ruim, mas algo que precisa ser resolvido.

No universo infantil é muito mais fácil contextualizar, pois as crianças encaram tudo como um desafio. As crianças não nascem criativas, elas são desenvolvidas ao longo do tempo para se tornarem criativas. Elas necessitam de estímulos, tais como: brincadeiras, enigmas, pensamento crítico, raciocínio lógico, artes entre muitas outras habilidades importantes.  As crianças parecem mais criativas, pois elas se arriscam sem medo, elas adentram no universo lúdico e utilizam essa habilidade sem bloqueios. É isso que difere o adulto de uma criança, sobretudo à luz da criatividade.

Quando um adulto é criativo, nota-se que ele não possui bloqueios e nem está preocupado com os riscos, questões de julgamento, erros ou acertos. Ele sonha e se diverte. Encara o desafio!

Se você é adulto, provavelmente já deixou de fazer algo por medo de não dar certo, não é? Por isso costumamos dizer que perdemos nossa capacidade criativa ao longo do tempo. Na verdade, ela está sempre lá, mas precisamos nos permitir exercer essa habilidade.

Desenvolva a criatividade com Origami

Uma boa tática para desenvolver a criatividade e não deixa-la “escapar” é estar sempre voltado para o universo lúdico, e uma boa dica de como estar nesse universo é incluir o Origami nas práticas diárias seja da criança ou do adulto.

A técnica milenar japonesa de dobraduras de papel, chamada de Origami, desenvolve ao mesmo tempo, a criatividade, a cordenação motora, o vocabulário e a disciplina.

Origami significa literalmente “dobrar papel”, ele permite realizar figuras apenas dobrando o papel, sem utilizar cortes ou cola. Ensinando as dobraduras as nossas crianças incentivamos habilidades artísticas e manuais, além de desenvolvermos a paciência, a constancia, as habilidades manuais e concentração visual e mental.

Então você já sabe, né? Estimule a sua criatividade… sempre dá tempo de recuperar o tempo perdido. Aproveite e incentive suas crianças ou as crianças ao seu redor a serem criativas, a diversão estará garantida!

Dicas para estimular a criatividade no cotidiano

Ai vão algumas dicas para estimular a criatividade infantil no cotidiano.

1. Invente novas brincadeiras com as crianças

2. Adote o hábito da leitura colaborativa

3. Inclua a arte na rotina da família

4. Priorize atividades fora do mundo virtual

5. Conheçam diferentes culturas e estilos

6. Tenha cuidado com as críticas e regras

7. Seja feliz e faça uma criança feliz de forma criativa

E falando em criatividade e em Origami, não poderiamos esquecer do Chamequinho, que é o grande aliado para proteger a criatividade das crianças, seja em casa, na escola ou em qualquer lugar. Conheça aqui toda a linha de Papeis chamequinho.

Visite chamequinho.com.br e aproveite o espaço cheio de atividades e brincadeiras para diversão dos pequenos e de toda família.

Visite  Instagram @papelex.oficial. e curta nossas publicações.