10 dicas para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado
Para manter a produtividade, é de suma importância que o ambiente de trabalho seja organizado. O ambiente influencia a criatividade e passa uma imagem de bagunça para um possível cliente. Por isso, seguem algumas dicas para você dar tchau para a desorganização no seu ambiente de trabalho em 2020:
Não abra mão de agendas e planners
É muito importante criar um planejamento semanal de organização que divida em etapas a tarefa, estabelecendo metas e prazos para a conclusão de cada uma. Dessa forma você garante que em algum tempo sua empresa estará organizada e aumentará a produtividade de todos os funcionários.
Tenha sempre em mãos um bloco de post-it
Todo o seu planejamento está salvo em algum lugar do seu servidor de arquivos, certo? Mas post-its te levam a estar em conjunto com a equipe, longe da plataforma virtual. Os papeizinhos coloridos expostos em algum lugar em seu escritório trazem vários benefícios.
Utilize caixas organizadoras
No escritório, você pode ter uma caixa organizadora de cada tamanho, para colocar pequenos objetos, canetas, documentos e outros itens que ficam soltos e espalhados pela mesa no dia-a-dia, deixando o espaço mais arrumado e tornando o trabalho mais prazeroso.
Utilizando nossas caixas organizadoras, o seu ambiente de trabalho funcionará melhor e o bem-estar dos funcionários será maior ainda. Veja nossos modelos de caixa organizadora aqui.
Limpeza
A limpeza é um dos passos mais importantes. Algumas partes do escritório podem ser mais difíceis que outras na questão de limpeza, como a superfície de uma mesa em comparação à parte de trás de um armário. O armário dificilmente será removido do seu espaço para uma limpeza, enquanto que a superfície de uma mesa é limpa recorrentemente.
Por isso, outra dica é limpar esses locais de difícil acesso periodicamente, dando maior atenção para eles. Além de investir em produtos de limpeza de qualidade. Clique aqui para ver nossas soluções para manter o ambiente da sua empresa limpo.
Padronização
A padronização é sempre um passo prioritário a ser realizado quando um novo ambiente corporativo está sendo organizado. Para as áreas que serão organizadas, independente da quantidade, é essencial definir um padrão: um método de limpeza, outro para a organização de móveis e de decoração do espaço também.
Abuse de catálogos e pastas com divisórias
Item essencial em escritórios, as pastas são parte do dia a dia de muita gente. De todos os tamanhos, formatos e cores cada pasta tem uma função especial e auxiliam muito na organização dentro do escritório. Se você trabalha em um, sabe muito bem como elas facilitam a vida na hora de procurar documentos.
Aposte nas pastas catálogo, aba com elástico, sanfonada, registradora…
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Tenha gavetas documentadas
Para manter a produtividade, é importante que não perca muito tempo e seja efetivo no trabalho. Passar muito tempo procurando papéis pode acabar com a sua concentração. Para que isso não aconteça, mantenha as gavetas bem documentadas e dividas por pastas,exatamente como você organiza seu computador.
Invista em uma etiquetadora
Rotuladores facilitam muito a organização dos ambientes, pois você poderá deixar tudo devidamente identificado visualmente e não vai mais precisar ficar sofrendo para encontrar o que deseja!
Confira aqui as opções de rotuladores para te ajudar nesta tarefa.
Manutenção
A manutenção é a parte mais importante do processo: desenvolver a cultura para manter o ambiente corporativo organizado, limpo e padronizado. O hábito de organização entre os funcionários torna-se essencial para o aumento da eficiência do ambiente corporativo organizado. A partir daqui, o projeto do ambiente corporativo já está finalizado.
Esses são os principais passos para realizar um bom projeto de ambiente corporativo eficiente. A organização é uma das partes mais importantes dentro do método apresentado deste texto, pois é nela que o esqueleto e a estrutura do ambiente são ambos definidos. Então escolher bons móveis, como caixas organizadoras, cadeiras e mesas ergonômicas, além de bons teclados e monitores em caso de um escritório são, certamente, os ingredientes para um ambiente corporativo excelente.
A organização garante a eficiência e segurança de saber onde encontrar todas as informações importantes da empresa e aumenta a produtividade e desempenho dos funcionários. Pense nisso!