10 benefícios do café para a sua saúde
O hábito de tomar café em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia) não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios! Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar. Confira a seguir:
Café te deixa mais inteligente
Além de fornecer energia, o café pode melhorar o desempenho cognitivo. Isso se deve à cafeína presente na bebida, que é um dos estimulantes mais consumidos no mundo!
No cérebro, a cafeína bloqueia os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. Essa atuação melhora temporariamente o humor, o tempo de reação, a memória e a função cerebral geral.
Ajuda na queima de gordura e melhora o desempenho físico
Você sabe por que a cafeína é tão presente como um dos componentes de suplementos de emagrecimento? É porque por ser estimulante, ela acelera o metabolismo.
Estudos indicam que beber café forte meia hora antes do exercício aeróbico pode aumentar significativamente o que é conhecido como taxa máxima de oxidação de gordura. Além disso, a cafeína melhora o desempenho atlético e aumenta o desempenho físico em 11% e 12%.
Reduz o risco de diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 é uma doença relacionada ao estilo de vida que atingiu proporções epidêmicas. Ela é caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue devido à resistência à insulina ou à incapacidade de produzir insulina.
Em estudos observacionais, o café tem sido frequentemente associado a um menor risco de diabetes tipo 2. Uma revisão que analisou 18 estudos com um total de 457.922 participantes concluiu que para cada xícara adicional de café por dia, há uma redução do risco de diabetes tipo 2 em 7%. Quanto mais café as pessoas beberam, menor era o risco!
Protege contra o Alzheimer
Além de melhorar o desempenho cognitivo, o café ajuda a proteger o cérebro da degeneração neuronal. A doença de Alzheimer, que é o distúrbio neurodegenerativo mais comum no mundo e uma das principais causas de demência, tem um risco de 32% a 60% menor em consumidores de café.
Faz bem para o fígado
O fígado é um órgão essencial para o organismo. Mas ele é muito vulnerável ao consumo de álcool e frutose (um tipo de açúcar) em excesso. O consumo de bebidas alcoólicas em excesso e a hepatite podem levar ao desenvolvimento de cirrose. O café, por outro lado, diminui o risco de desenvolvimento dessa doença em até 80%. A bebida também pode reduzir o risco de câncer de fígado em cerca de 40%.
Aumenta a expectativa de vida
Uma ampla pesquisa sobre a relação entre o consumo de café e a longevidade foi realizada por especialistas da Iarc (International Agency for Research on Cancer) e do Imperial College de Londres. Os pesquisadores descobriram que o grupo que consumia a bebida diariamente estava associado a um risco menor de morte por qualquer causa – principalmente por doenças dos sistemas circulatório e digestivo.
Garante mais atenção ao volante
A cafeína diminui a possibilidade de se envolver em acidentes de trânsito, já que melhora a atenção e o estado de alerta e afasta o sono. É o que diz uma pesquisa realizada pela The George Institute, da Universidade de Sydney. De acordo com o estudo, os motoristas que consumiram a substância eram 63% menos propensos a causar um acidente do que aqueles que não a ingeriam.
Diminui o risco de depressão
De acordo com os cientistas da Harvard School of Public Health, este efeito de antidepressivo natural se deve ao estímulo que a cafeína causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, dopamina e serotonina – os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
Reduz o risco de câncer de próstata
Um estudo publicado no jornal online BMJ Open sugeriu que consumir café pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de próstata em homens. Cada xícara diária adicional da bebida foi associada a uma redução no risco relativo de quase 1%, indicam os resultados da pesquisa realizada a partir de dados de estudos de coorte.
Como dito anteriormente, o café ajuda a queimar gordura e melhora o desempenho físico, possui efeito antioxidante e altera os níveis de hormônios sexuais, fatores que podem influenciar o início, desenvolvimento e progressão do câncer de próstata.
Fortalece o coração
De acordo com os pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), beber uma ou duas xícaras de café diariamente pode ajudar a proteger contra a insuficiência cardíaca em até 11%. Os benefícios protetores do café parecem atingir o pico no consumo de 4 xícaras por dia e diminuem lentamente à medida que mais bebida é consumida. Agora você já pode tomar o seu cafezinho sem culpa!
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!