10 atitudes para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho
A transmissão do COVID-19 ocorre de uma pessoa contaminada para outra por meio do contato próximo, físico ou pelas vias respiratórias. Em ambientes corporativos o fluxo de pessoas é intenso e gera bastante preocupação. Para evitar a proliferação do vírus no ambiente de trabalho, várias empresas estão adotando novos métodos para manter a segurança e o bem-estar dos colaboradores.
Como lidar com essa situação e evitar a disseminação da doença da forma mais eficiente possível?
Não é segredo que durante o expediente temos contato com várias pessoas. Cumprimentamos, conversamos, trocamos documentos e dividimos equipamentos de trabalho com certa regularidade.
Para evitar a disseminação da doença, muitas empresas adotaram medidas para manter a segurança em suas instalações – desde a implantação do home office para restringir o número de pessoas em certos setores até o incentivo com o cuidado de higiene pessoal do colaborador.
Quais as principais ações que podem ser implementadas pela empresa?
- Manter o ambiente muito bem higienizado.
- Limpar mesas e estações de trabalho com desinfetante regularmente porque a contaminação de superfícies é uma das principais formas de disseminação do coronavírus e outras infecções. Clique aqui e confira nossas soluções para desinfecção de ambientes.
- Incentivar a lavagem completa das mãos pelos funcionários, colaboradores e clientes com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Confira aqui nossas opções de sabonete líquido para a sua empresa.
- Fornecer equipamentos de proteção para os colaboradores que não estiverem em home office, dispor de dispensadores de álcool em gel nos corredores e certificar que eles estejam abastecidos.
- Expor folhetos informativos com as instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros.
Quais cuidados básicos devem ser tomados pelos colaboradores?
- Evitar o compartilhamento de objetos pessoais (copos, talheres, garrafa de água, celular, canetas, notebook, etc).
- Sempre que possível, lavar as mãos por no mínimo 20 segundos.
- Usar álcool em gel 70% para a higienização das mãos e dos objetos pessoais.
- Seguir um novo plano de horário, estabelecido pelo RH, para evitar aglomerações em locais fechados.
- Manter o local sempre ventilado, evitando o uso de ar condicionado.
Com esses cuidados sendo seguidos por todos os colaboradores da organização, além de mais segurança durante a jornada de trabalho, haverá uma maior contenção do vírus.
Tem como garantir a produtividade aliada à segurança?
Se sua empresa exerce atividades que não permitem o trabalho remoto, é necessário uma atenção maior à execução das mesmas. Se forem realizadas reuniões presenciais, que seja com o mínimo de funcionários possível em uma mesma sala. Afinal, o coronavírus é transmitido pelo ar e evitar aglomerações é essencial!
Cuide da saúde mental dos colaboradores
Diante das notícias que recebemos todos os dias, principalmente em relação ao COVID-19, nossa mente tende a ficar sobrecarregada. Neste caso, há a necessidade de que o RH se mostre sempre disponível para acompanhamento psicológico quando necessário. Com essas ações, a organização transmitirá maior segurança ao colaborador e assim manter o ambiente corporativo saudável.
Essas são algumas atitudes que fortalecem relações de trabalho e podem nos ajudar a lidar com o coronavírus nas empresas. E não esqueça: Este é o momento de unir forças, soluções e metas!
Se você gostou das dicas, compartilhe esse post com seus amigos! Vamos juntos!