Fechadura digital: Seu ambiente muito mais seguro!
Se você deseja ter mais praticidade e segurança no seu dia a dia, as fechaduras digitais são uma ótima opção. Essa solução dispensa o uso de chaves, por isso você não irá se preocupar mais em carregá-las por aí, nem correr o risco de perdê-las e ficar no lado de fora da sua casa. Ela também oferece funcionalidades de segurança, que dificultam a ocorrência de invasões.
E apesar do que pode parecer, não é preciso investir muito para ter uma fechadura digital na sua casa ou escritório. No Brasil, essa percepção vem mudando aos poucos, à medida que as pessoas conhecem as facilidades dessa tecnologia e descobrem que há opções de qualidade a valores acessíveis. Enquanto isso, em países como a Coreia do Sul, por exemplo, cerca de 80% das residências já têm fechadura digital instalada.
O que é uma fechadura digital?
A fechadura digital é um equipamento eletrônico desenvolvido para substituir as fechaduras convencionais. O diferencial está na sua tecnologia, que faz uso de dispositivos eletrônicos para liberar o acesso, e não necessariamente de uma chave física.
Vantagens das fechaduras digitais
Cada vez mais difundidas no Brasil, as fechaduras digitais são vantajosas devido à sua estética, praticidade e segurança.
Estética moderna
Todos os modelos possuem estética moderna e um design discreto. Num primeiro momento, isso pode até não parecer grande vantagem, mas, na verdade, ter esse tipo de dispositivo contribui para tornar sua casa inteligente e valorizar o imóvel.
Maior praticidade
Com a fechadura digital, você não precisa mais andar por aí portando chaves, e ainda tem maior controle sobre quem acessa a sua casa ou escritório. Alguns modelos permitem gerar senhas temporárias para visitantes, por exemplo. Se você estiver voltando para casa com as mãos carregadas de compras, basta digitar sua senha numérica, aproximar uma tag ou encostar o dedo no leitor biométrico para abrir a porta. Elas também são úteis para quem gosta de sair para fazer exercícios físicos sem se preocupar em perder a chave.
E não há razão para se preocupar em ficar do lado de fora em caso de queda de energia elétrica. Esse tipo de dispositivo inteligente é alimentado por pilhas. Há modelos no mercado que alertam com antecedência quando a pilha precisa ser substituída. Mesmo assim, se você não fizer a troca a tempo, bastará encostar uma bateria comum na fechadura digital, para digitar sua senha e entrar em casa.
Mais segurança
Chaves convencionais são fáceis de serem copiadas, mesmo as michas ou mestras. Com as fechaduras digitais isso não acontece. Mesmo nos modelos que têm a opção de chave física para contingência, pois as travas são muito resistentes. Com os dispositivos eletrônicos de acesso disponíveis, você não precisa mais deixar sua chave escondida para outra pessoa entrar em casa, tampouco emprestá-la para alguém fazer cópia e correr risco de perdê-la. Como citamos antes, você pode gerar uma senha provisória para as visitas, diferente da sua.
O equipamento também oferece funcionalidades para proteção de senha, fechamento automático de portas, alarme anti arrombamento e gestão de usuários.
A fechadura digital é mesmo segura?
Quando nós falamos que as travas são resistentes, elas são mesmo! As fechaduras aguentam impactos de até 300 kg. Há, também, um sensor de incêndio integrado. Se no ambiente interno for registrada a temperatura de 65ºC, todas as portas são automaticamente destravadas para facilitar a saída das pessoas. Outro item importante é a trava de segurança interna. Ao ativá-la, a maçaneta interna da porta impede a abertura por crianças ou animais.
Modelos de fechaduras digitais
Os modelos variam de acordo com o tipo de instalação e abertura de porta, uso de maçaneta reversível, métodos e dispositivos de acesso, funcionalidades específicas e ambientes de aplicação.
Métodos e dispositivos de acesso
Diferentes possibilidades de acesso são oferecidas no lugar das chaves físicas: desde o uso de chaveiro ou da própria digital ao reconhecimento facial, por exemplo. Mas para quem não quer se desapegar das chaves, há inclusive modelos combinando essas diversas formas de entrar em casa ou no trabalho.
- Senha numérica: Esse é o método mais comum de acesso. Só é preciso cadastrar uma sequência numérica e digitá-la no teclado touch screen em cada acesso. Há modelos de fechaduras que permitem a criação de até 100 senhas, inclusive para visitantes, válida somente até o primeiro uso. É uma ótima funcionalidade para quem faz locação de imóveis na temporada.
- Leitor de proximidade: A fechadura digital possui um leitor de proximidade acionável por uma tag ou cartão que contém um chip de identificação por radiofrequência (RFID). Para liberar o acesso, basta aproximar um dos dispositivos ao leitor. Em alguns modelos de fechadura, até 100 tags podem ser cadastradas.
- Leitor biométrico: Nesse dispositivo, o acesso se dá pelo reconhecimento das digitais. Para isso, é preciso cadastrar a sua digital na fechadura e apontar o dedo no leitor quando for acessar o ambiente. Como a digital é um dado individual e intransferível, cada pessoa da sua casa terá sua própria autorização de entrada. Alguns modelos de fechadura aceitam o cadastro de até 100 digitais.
Ambientes de aplicação
As fechaduras digitais podem ser instaladas em diversos ambientes.
- Casas, apartamentos e condomínios: para facilitar o dia a dia na sua residência, seja em casa ou apartamento – onde são mais usadas atualmente -, para acessar condomínios e otimizar a circulação nas áreas comuns.
- Escritórios e ambientes corporativos: para ter mais agilidade, controle de acesso e proteção a equipamentos de alto custo, como computadores, câmeras e DVRs, comum em empresas de segurança e tecnologia, até mesmo para conceder acesso ao ambiente de data center.
- Academias, lojas, depósitos e bancos: muito úteis para controlar o fluxo, identificar a entrada de pessoas em determinados ambientes e proteger itens de valor ou estoque.
- Consultórios e laboratórios: consultórios da área da saúde, laboratórios em clínicas ou universidades, são melhor controlados e protegidos com as fechaduras digitais.
Instalação das fechaduras digitais
Como há modelos diversos de fechaduras, há diferentes tipos de instalação, mas geralmente todos são simples de executar.
- Embutir: para instalar modelos desse tipo, é preciso “cavar a porta”. Esta deve ter entre 35 e 65 mm de espessura. Em geral, o objetivo é dispensar a maçaneta convencional.
- Pressão: esse tipo é exclusivo para instalação em portas de vidro com espessura de 10 mm. A instalação se dá por pressão, ou seja, não requer furação e é muito simples.
- Sobrepor: nessa instalação, a fechadura digital geralmente é colocada pouco acima da maçaneta convencional da porta, sem que seja necessária sua retirada. Ideal para portas de 25 a 55 mm de espessura.
Manutenção
Assim como a instalação, a manutenção é simples. Saiba como fazer corretamente.
- Limpar o equipamento, regularmente, somente com flanela ou pano microfibra seco, sem uso de limpadores ou solventes, nem mesmo álcool, sob risco de causar dano permanente.
- Usar, preferencialmente, pilhas alcalinas.
- Quando visualizar o alerta de pilha fraca, substitua todas por pilhas novas.
- Em caso de problemas, chame um técnico habilitado. Nunca abra a fechadura, troque ou substitua peças.
Como vimos, as fechaduras digitais são uma tecnologia simples de instalar e utilizar, seu valor pode começar bastante acessível e traz muitos benefícios para a sua casa, apartamento ou empresa. Com tantas possibilidades de acesso – senhas, tags, biometria e aplicativo -, e funcionalidades interessantes, a escolha da fechadura ideal dependerá muito da sua rotina e de que tipo de facilidade prefere na hora de acessar esse ambiente onde pretende instalá-la.